Sobre o PPGBAF
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Agrícola e Florestal (PPGBAF) se configura pelo desenvolvimento e aplicação de biotecnologias apropriadas aos sistemas de produção agrícolas e florestais mais eficientes e sustentáveis. Destaca-se pela consolidação de linhas de investigação inter e multidisciplinares desenvolvidas pelos distintos grupos de pesquisa. Tem foco na formação de recursos humanos, capazes de atender as demandas e desafios almejados pelo mercado de produção agrícola e florestal, com competência e competitividade regional, nacional e internacional.
O PPG Biotecnologia Agrícola e Florestal (PPGBAF) se enquadra na área de avaliação Ciências Agrárias I, área de concentração Biotecnologia agrícola e florestal e as linhas de pesquisa são:
- Recursos genéticos agrícolas e florestais – Identificação e uso de variabilidade genética, melhoramento, seleção e multiplicação de genótipos superiores e produção de novas variedades de plantas, considerando aspectos de produção, de resistência, microbiota associada e adaptabilidade a fatores bióticos e abióticos, importantes para suas qualidades nutricional e/ou medicinal, mantendo a produtividade, com menor impacto ao ambiente e benefícios à saúde humana e animal.
- Mitigação de estresses bióticos e abióticos – Desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis para os setores agrícola e florestal a partir da ampliação da base genética em cultivo, como o uso da agrobiodiversidade regional, visando a mitigação e o monitoramento dos impactos causados por estresses bióticos e abióticos para aumento da produtividade, da saúde humana, animal e do ambiente.
O corpo docente, qualificado e experiente, desenvolve projetos nas linhas de pesquisa, grande parte com recursos provenientes de órgãos de fomento públicos ou privados ou ainda, em parceria com empresas e instituições do setor produtivo.