A aula magna ministrada pelo Prof. Miguel Pedro Guerra repercutiu na UFSC.
Estiveram presentes o pró-reitor prof. Werner Kraus Junior, a superintendente de Pós-Graduação, profa Débora de Oliveira e a diretora de pós-graduação, profa Rosete Pescador, além dos estudantes selecionado(a)s para a primeira turma, diversos docentes, TAEs e discentes de graduação e pós-graduação da UFSC Curitibanos.
A excepcional aula fez um panorama da crise ambiental em que vivemos e como estratégias biotecnológicas podem mitigar seus efeitos, visando a sustentabilidade, especialmente em ambientes agrários.
O pró-reitor solicitou que uma palestra com o mesmo conteúdo da aula seja ministrada, em formato híbrido, para toda a UFSC, dada a relevância dos temas tratados (biodiversidade, mudanças climáticas, papel da universidade etc.).
O PPGBAF sente-se honrado com essa repercussão!

Uma aula essencial…

Primeira turma do PPGBAF
No dia 10/09/2025, haverá a aula magna do Programa de pós-graduação em Biotecnologia Agrícola e Florestal.
A abertura será realizada pelo atual diretor do campus, prof. Guilherme Jurkevicz Delben e pelos pró-reitor de pós-graduação, prof. Werner Kraus Junior e o representante da pró-reitoria de pesquisa, prof. William Gerson Matias.
Em seguida, a aula será ministrada pelo eminente prof. Miguel Pedro Guerra, docente do programa, cujo título será “Biotecnologias apropriadas e suas contribuições para a biodiversidade e a sustentabilidade agrícola e florestal – desafios para além do intervalo entre a green e a double green revolution.”
📌Local: auditório do prédio CBS01 da UFSC Curitibanos.
Horário: 9h
📅 Período de inscrição: 27 de agosto de 2025 até 02 de setembro de 2025, às 23h59min.
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Agrícola e Florestal (PPGBAF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Campus Curitibanos receberá solicitações de matrícula em disciplinas isoladas para o semestre 2025/2.
A matrícula nessa modalidade é permitida tanto para portadores de diploma de graduação quanto para estudantes que ainda não concluíram o curso, respeitando os seguintes limites: até duas disciplinas por semestre letivo e, no máximo, duas disciplinas por aluno em toda a participação nessa modalidade.
As disciplinas ofertadas em 2025/2 são:
(mais…)